2 de abril de 2013

Aonde estão os torcedores?



Que o futebol é uma paixão de todo brasileiro ninguém dúvida, mas o que acontece com as equipes femininas que não consegue levar um grande público para os estádios?
Vamos focar a cidade de São José dos Campos, aonde o São José Esporte Clube (masculino) arrasta grandes públicos todos os anos para dentro do estádio municipal
Festa na final da Libertadores (foto:Museu de Esportes)
Martins Pereira. Com o apoio de sua torcida, a Águia do Vale se consolida como uma das maiores do interior, isso disputando o Campeonato Paulista da Série A-2, com ingressos a 20 r$ e sem muitos atrativos como jogadores brilhantes na equipe, a presença dos chamados times grandes ou jogadores de Seleção, atrativos esses que com certeza incentivam o torcedor sair de casa em uma quarta-feira à noite, ou em um domingo à tarde para acompanhar uma partida no estádio. Mesmo assim o São José consegue levar de 3 ou 4 mil pagantes ao Martins Pereira.
Já as Meninas da Águia têm uma média de 130 pagantes por jogo, com ingressos a 4 r$ na Copa do Brasil, e bilheteria livre no Campeonato Paulista.
Hoje no futebol feminino, o São José é a base da Seleção Brasileira. Além do técnico Márcio Oliveira e parte da comissão técnica, a Águia do Vale ainda empresta várias jogadoras para a Seleção principal e as de base: Formiga, Bagé, Giovânia, Poliana, Francielle, Tiça, Lelê, Flávia, Camila, Gabys, são apenas alguns exemplos.
Festa para as Meninas da Águia no Martins Pereira
E isso não acontece à toa, o São José é o atual campeão da Copa do Brasil, e do Campeonato Paulista, e em 2011 conquistou a Libertadores da América.
Os torcedores da Águia só se lembram do time feminino quando os campeonatos disputados por elas estão nas fases finais, infelizmente é só nessa hora que as Meninas da Águia conseguem levar um público maior aos estádios, e acredito que isso não seja exclusividade somente da equipe joseense.
Está na hora do torcedor da Águia do Vale apoiar esse time campeão de perto, com mais carinho, levando seus filhos ao estádio para que cresçam apaixonados por futebol, e em um ambiente agradável que se transforma o Martins Pereira nos dias de espetáculo delas. As torcidas organizadas poderiam apoiar fazendo barulho nas arquibancadas, tenho certeza de que a Mancha Azul, Sangue Joseense e Águia Ardente, sabem muito bem como fazer isso, basta querer, e aos amantes do bom futebol fica a dica, dêem uma passadinha no Martins Pereira em dia de “show” das Meninas da Águia, tenho certeza de que vocês não irão se arrepender. Boa diversão.

3 comentários:

  1. NA MINHA OPINIÃO ACHO QUE FALTA UM POUCO DE MARKETING PRA TRAZER O PUBLICO PARA AS PRAÇAS ESPORTIVAS , VEJO O CASO DO RUGBY QUASE NÃO TEM PUBLICO, EU ACHO QUE A PREFEITURA PODIA FAZER ESSE TRABALHO OU SEJA COLOCANDO ONIBUS NOS BAIRROS COM UMA PASSAGEM TIPO 4 REAIS PRA TRAZER O TORCEDOR ATE A PORTA DO ESTADIO E LEVA- LO DE VOLTA.

    ResponderExcluir

  2. TBEM COLOCAR UMA RADIO PRA TRANSMITIR OS JOGOS DO
    FUTEBOL FEMININO, RUGBY E BASQUETE FEMININO TIPO UMA RADIO FM QUE FICA MAIS FAÇIL , JA QUE VC PODE OUVIR NO CELULAR , TANTO É QUE JA TEM RADIOS FM FAZENDO ISSO EM OUTRAS CIDADES.

    ResponderExcluir
  3. EU MESMO NÃO GOSTAVA DE BASQUETE DEPOIS QUE COMECEI OUVIR NA RADIO DO PROFESSOR ALBERTO SIMOES ACABEI ME APAIXONANDO E ISSO ME DESPERTOU AMOR AO ESPORTE E A CIDADE , HOJE NÃO SÓ COMO O FUTEBOL EU ACOMPANHO TODOS OS ESPORTES QUE LEVA O NOME DA CIDADE

    ResponderExcluir